Ao longo da vida, o corpo da mulher passa por diversas alterações físicas e hormonais, como menarca, gestação, climatério e menopausa. Essas mudanças podem contribuir para alterações na função do pavimento pélvico...
AGENDAR MARCAÇÃO
A fisioterapia uroginecológica é reconhecida como primeira linha de tratamento para muitas dessas condições, oferecendo uma abordagem não invasiva, personalizada e baseada em evidências.
A musculatura do pavimento pélvico localiza-se na base do tronco e desempenha múltiplas funções:
Para funcionar adequadamente, os músculos do pavimento pélvico necessitam de força, resistência e flexibilidade, sendo capazes de se contrair, relaxar e coordenar com outros músculos do tronco.
A fisioterapia pélvica utiliza técnicas variadas para melhorar a função muscular, a qualidade de vida e prevenir complicações.
Entre os recursos utilizados estão:
A avaliação inicial detalhada é essencial para individualizar o tratamento de acordo com as queixas e necessidades de cada paciente. Na maioria dos casos, o tratamento é não invasivo, indolor e eficaz.
Durante a gestação, a musculatura do pavimento pélvico sofre sobrecarga devido ao aumento do peso corporal e do volume uterino.
A fisioterapia nesse período tem como objetivos: