MELHORE A SUA SAÚDE

FISIOTERAPIA PÓS-PARTO

Pós-parto

Volte à normalidade

Durante o pós-parto, a mulher está a adaptar-se a uma realidade diferente; alterações físicas e hormonais, aliadas a rotinas e tarefas dedicadas inteiramente a um bebé pequeno e que depende dela para tudo, provocam uma mistura de alegria, dúvidas, vitórias e frusterações. Ter uma rede de apoio durante este período é fundamental.

É muito comum no pós-parto a mulher sofrer de incontinência-urinária, incontinência-fecal (perda de gases ou fezes) , dor na cicatriz (seja no corte da episiotomia ou da cesariana), laceração (que traz muitas vezes disfunção dos músculos perineais por fraqueza muscular), ou também dor na relação sexual. A fisioterapia é a primeira opção de tratamento para estas disfunções.

A diástase abdominal, que consiste na separação dos músculos abdominais, costuma ser frequente durante a gravidez. Estas técnicas de fisioterapia têm um importante papel neste tipo de diástase.  A utilização de exercícios específicos e direcionados, ajuda progressivamente na reabilitação da função desses músculos.