MELHORE A SUA SAÚDE
Uroginecologia
Fisioterapia Uroginecológica
Ao longo da vida, o corpo da mulher passa por diversas alterações, como a primeira menstruação, algumas passam pela experiência da gestação, o climatérico e a menopausa. Essas alterações físicas e hormonais contribuem para o aparecimento de algumas alterações no Pavimento pélvico, tais como:
- Incontinência urinária
- Incontinência fecal
- Dor pélvica
- Obstipação intestinal
- Retenção urinária
- Prolapso dos órgãos pélvicos
- Disfunção sexual
- Alterações pré e pós-parto
A fisioterapia é a primeira opção de tratamento para as disfunções do Pavimento pélvico.
Qual a função do Pavimento pélvico?
A musculatura do Pavimento Pélvico situa-se na base do nosso tronco. Esses músculos são responsáveis pela continência da urina e das fezes, pela sustentação dos órgãos pélvicos e têm também uma importante função no padrão postural.
Para que estes músculos funcionem corretamente, eles devem ter uma boa flexibilidade, força e resistência.
Na reabilitação do pavimento pélvico são utilizadas diversas técnicas com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida.
Para que o tratamento seja eficaz e personalizado de acordo com as queixas e necessidade de cada paciente, é fundamental haver uma avaliação inicial. O tratamento fisioterapêutico das disfunções pélvicas costumam ser rápidos e indolor.
Marque uma consulta de avaliação.
Fisioterapia Pélvica na Gestação
Durante a gestação, para acomodar o bebé, a musculatura do pavimento pélvico é bastante sobrecarregada devido ao aumento do volume uterino e do peso corporal. A fisioterapia durante este período é indicada para prevenir incontinências, diminuir dores lombares e pélvicas e também para preparar para o parto, seja ele natural ou cesariana.
Fisioterapia Pélvica no pós-parto
Nesta fase, a função da fisioterapia desta fasebaseia-se em trabalhar a consciência corporal, com o objetivo de reeducar o corpo da mulher que, durante a gestação, passou por diversas mudanças. A fisioterapia trata possíveis disfunções que possam ter sido causadas antes ou durante a gestação e até no próprio parto, preparando o pavimento
pélvico para o regresso às atividades que realizava antes.
Saiba mais sobre Fisioterapia Pós-Parto.