Importância do Pilates e Fisioterapia no pré e pós parto

Exercício físico na gestação

Durante a gestação o corpo da mulher passa por inúmeras alterações sendo elas físicas, hormonais e psicológicas.
O parto é um processo natural, por isso os exercícios não irão determinar como será o parto e sim melhorar a autoconfiança e conhecimento do próprio corpo! O pensamento é… “O MEU CORPO É CAPAZ DE DAR A LUZ”.
A fisioterapia na gestação, também conhecida como fisioterapia obstétrica, consiste em exercícios globais para melhorar a consciência corporal, respeitando as alterações que ocorrem neste período. São realizados alongamentos, fortalecimento, relaxamento, correção postural, além de exercícios específicos para a região pélvica a fim de melhorar a qualidade de vida durante todo o período gestacional, minimizando os desconfortos causados pelas alterações naturais.

Cerca de 40% das mulheres apresentam incontinência urinária durante a gestação ou logo após o parto, e a fisioterapia por trabalhar a região pélvica reforça os músculos dessa região, corrigindo este sintoma. Além disso, a consciencialização dos músculos dessa região podem auxiliar na diminuição da dor e facilitar a passagem do bebé pelo canal do parto, e após o parto a recuperação poderá ser mais rápida.
Para quem opta pela cesárea ou não é possível realizar o parto normal, a fisioterapia contribui para melhorar a qualidade de vida na gestação e reduzir dores na coluna, edema e fadiga. Também ajuda na cicatrização e na recuperação da parede abdominal.
O pós parto a os músculos da parede abdominal pode estar enfraquecidos o que poderá levar a uma má postura ao amamentar, ao carregar o bebé, mudar fralda, devido a esse enfraquecimento e com a má postura as dores na coluna podem aparecer, e o fisioterapeuta vai ajudar a proporcionar uma reforço da musculatura postural e orientar posturas para as suas tarefas diárias.
Tanto no pré parto quanto no pós parto é necessário uma autorização do ginecologista/obstetra para uma maior segurança da mãe e do bebé.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *